Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía
 
Mendoza, Argentina 1949

‹‹‹   a   b   c   d   e   1   2   3   4   5   6   I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   IX   X   XI   XII   XIIIImprima esta página Avise a un amigo de esta página   ›››

 
Delfim Santos, Da ambigüidade na metafísica | Mendoza 1949

Delfim Santos

Da ambigüidade na metafísica

Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía (Mendoza 1949), Universidad Nacional de Cuyo, Buenos Aires 1950, tomo II, págs. 840-846.
(Sesiones particulares: I. Metafísica.)

Há problemas cuja reposição se impõe a cada filósofo. Sem essa reposição não se justifica o autêntico filosofar, que não é apenas busca de solução ou resposta, mas a fundamentação da própria interrogação que o problema presupõe. Um desses problemas, que muitos outros absorve, é a interrogação radical do que seja a metafísica. No nosso tempo, Heidegger interrogou-se e fez uma lição sobre o tema. Em vez da resposta à interrogação preferiu, porém, tratar de um problema metafísico. Mas um problema metafísico não é a metafísica, e a prévia determinação de um problema como metafísico pressupõe, pelo menos, um vago saber do que seja a metafísica. Parece que assim é, pois, no decurso da lição, Heidegger "atinge" a metafísica em função precisamente da determinação inicial e prévia do problema como metafísico.
Que vale a resposta de Heidegger? Sem dúvida é profundo e serio o seu esforço e o que por ele nos aponta é esclarecedor e fecundo. A sua resposta sugere-nos a prioridade da metafísica relativamente à ciência, ao conhecimento do sendo, à posição de qualquer algo. Como é sabido, o problema preferido é o Nada, mas se o Nada é problema metafísico, é sobre o Nada que nos fala e não pròpriamente sobre Metafísica. E foi isso mesmo que Heidegger, no decurso da lição, reconheceu e confessou. A sua lição poderia ser intitulada: "Tratado sobre o Nada". Não pomos em dúvida que tal tratado pertença específicamente a um género de especulação que convencionalmente se chama metafísica, pomos sim em dúvida, e com a confessada aquiescência de Heidegger, que um "Tratado sobre o Nada" possa ser considerado como resposta suficiente à interrogação radical sobre o que seja a Metafísica.

Facsímil del original impreso de esta parte en formato pdf
 


filosofia.org
Proyecto Filosofía en español
© 2008 filosofia.org
Primer Congreso Nacional de Filosofía
Mendoza, Argentina 1949
filosofía administrada