Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía
 
Mendoza, Argentina 1949

‹‹‹   a   b   c   d   e   1   2   3   4   5   6   I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   IX   X   XI   XII   XIIIImprima esta página Avise a un amigo de esta página   ›››

 
Delfim Santos, Pedagogia como ciência autónoma | Mendoza 1949

Delfim Santos

Pedagogia como ciência autónoma

Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía (Mendoza 1949), Universidad Nacional de Cuyo, Buenos Aires 1950, tomo III, págs. 1829-1832.
(Sesiones: X. Filosofía de la educación.)

Uma das dificuldades sempre presente nas diversas classificaçoes das ciencias é o propósito, claro ou nao, de reduçao de todos os conhecimentos humanos a um único tipo de saber. Como consequência imediata dêsse propósito, admite-se um único método a que a realidade deverá ser subordinada para que êsse tipo de saber mereça o nome de ciência. Quando isto nao é completamente possível, atribui-se o facto à insuficiente penetraçao metodológica até entao realizada, e prognostica-se que o futuro se encarregará de realizar o programa traçado. E, como o método proposlo foi útil e eficiente em determinado aspecto da realidade, tal ciência assim constituida torna-se o modelo que todas as outras terao de seguir. Esta «pressuposisço», que desde o Renascimento orienta a cultura ocidental, é, sem dúvida, um princípio sem fundamento claro, e do mesmo valor das pressuposiçoes que o novo saber procurava invalidar e banir da construçao da ciencia. A ideia de experiencia, à sombra da qual todo o saber se deveria organizar, quando entendida como principio universal, tem o mesmo valor epistemológico de qualquer das outras que ela pretendeu substituir. A ideia vulgar de experiência é proveniente da física, e seria da maior conveniencia teórica e prática nao a estender a toda a realidade, mas, antes de mais, procurar saber a que regiao da realidade ela se aplica com perfeita adequaçao.

Facsímil del original impreso de esta parte en formato pdf
 


filosofia.org
Proyecto Filosofía en español
© 2008 filosofia.org
Primer Congreso Nacional de Filosofía
Mendoza, Argentina 1949
filosofía administrada