Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía
 
Mendoza, Argentina 1949

‹‹‹   a   b   c   d   e   1   2   3   4   5   6   I   II   III   IV   V   VI   VII   VIII   IX   X   XI   XII   XIIIImprima esta página Avise a un amigo de esta página   ›››

 
A. Carneiro Leão, A função do positivismo na evolução do pensamento brasileiro | Mendoza 1949

A. Carneiro Leão

A função do positivismo na evolução do pensamento brasileiro

Actas del Primer Congreso Nacional de Filosofía (Mendoza 1949), Universidad Nacional de Cuyo, Buenos Aires 1950, tomo III, págs. 2087-2091.
(Sesiones: XIII. Filosofía argentina y americana.)

Em tôdas as idades há urna acentuada tendencia para afirmar-se e predominar uma filosofia apta a exprimir o pensamento daqueles que vivem com intensidade maior e maior penetraçao as necesidades e aspiraçoes do momento e do meio. Tôdas as épocas têm suas idéias, seus interêsses, seus ideáis inspiradores do comportamento humano. E embora a filosofia aspire ser uma em todos os tempos, uma vez que seu objetivo é a busca da verdade, nao só as finalidades como os métodos variam e se modificam conforme as imposiçoes da hora, os recursos científicos, o predominio de uma necessidade e nao de outra, de um interêsse e nao de outro, de uma atitude e nao de outra. O espetáculo da civilizaçao no espaço e no tempo evidencia tal verdade. Em regra o estado mental, emocional e moral assim criado acentua-se e generaliza-se, quando se nao unlversaliza entre os espiritos capazes de captarem, no ambiente, as correntes que representam no presente e representaráo no futuro próximo os ideáis e a maneira de viver das sociedades. No fluxo e refluxo das coletividades humanas nota-se o fluir e refluir de concepçoes filosóficas, representativas dos diferentes momentos da civilizaçao.

Facsímil del original impreso de esta parte en formato pdf
 


filosofia.org
Proyecto Filosofía en español
© 2008 filosofia.org
Primer Congreso Nacional de Filosofía
Mendoza, Argentina 1949
filosofía administrada